Da Base

14:07 | 18/07/2019
Brasil
08/07/2019 às 22:48 - Por Redação

Estreia do Brasileirão Feminino sub-18 tem quatro jogos nesta terça

Primeira edição do torneio conta com 24 clubes participantes

A primeira edição do Campeonato Brasileiro Feminino sub-18 começa nesta terça (09) com quatro partidas. Entre os 24 clubes participantes, Bahia, Fluminense, Palmeiras, Minas Icesp, Vasco, Paysandu, Pinheirense e Iranduba fazem seu primeiro jogo mirando o bom início de competição.

 

Luíza se destaca dentro e fora de campo. Foto: Laís Patrício/FFC

 

Quatro jogos movimentam os grupos D, com sede no Distrito Federal, e F, com sede no Pará.Em Ceilândia, Fluminense e Bahia se enfrentam às 10h, na abertura do Grupo D. A equipe carioca conta com a volante Luíza Travascos, de apenas 15 anos, mas que já foi eleita uma das 100 mulheres mais inspiradoras do mundo pela BBC, em 2017. Com cerca de 30 mil seguidores nas redes sociais, ela divulga o futebol feminino e nisca mais visibilidade para a modalidade.

 

“Comecei a mostrar nas redes sociais que gostava de futebol e fui recebendo mensagens de muitas meninas, que diziam se inspirar em mim. Quando saiu essa lista, minha mãe me mandou mensagem contando, eu estava na escola e fiquei muito surpresa. Uma lista com tantas mulheres que já faziam muito e que me inspiravam tanto, foi uma honra e me deu mais força ainda para continuar”, contou a volante.

 

Às 15h, também em Ceilândia, Palmeiras e Minas ICESP duelam no complemento da chave. A equipe paulista enfrentará as donas da casa tentando manter o bom retrospecto da equipe profissional. O Palmeiras está nas quartas de final do Brasileirão A-2 com a melhor campanha do torneio. Caso passe pela Chapecoense nos duelos dos dias 13, em Xanxerê-SC, e no dia 21, em Vinhedo-SP, o clube será promovido à elite nacional.

 

Já pelo Grupo F, com sede em Belém, o Paysandu recebe o Iranduba-AM no Mangueirão, às 15h30. A equipe paraense conquistou o Paraense sub-20 na semana passada e promete seguir bom o bom trabalho de base feminina nesta temporada. Já o Iranduba encerrou sua preparação nesta segunda (08) para o confronto. O técnico João Carlos Cavalo fez os últimos ajustes e trabalhou a bola parada antes da viagem à Belém.

 

Meninas do Iranduba encerraram sua preparação nesta segunda (08) para estreia diante do Paysandu. Foto: Facebook Oficial do Iranduba

 

Às 18h, o Vasco enfrenta o Pinheirense, outra equipe paraense. O técnico das Meninas da Colina, Antony Menezes, falou da preparação do grupo. “Nossa equipe teve um período maior de treinamento para essa competição e colocamos nosso plano de jogo de forma que elas pudessem entender  da melhor maneira. Acredito que alcançamos essa meta. É óbvio que ainda faltaram alguns detalhes, mas a conversa com o grupo está sendo fundamental para ajustar o que não foi treinado. Esperamos atingir um grau mais alto de competitividade dentro da competição”.

 

Antony também comentou sobre a motivação para o novo torneio. “- A motivação é muito grande, a euforia também e isso preocupa por ser a primeira competição nessas dimensões para grande parte do grupo que e bem jovem. Mesmo assim  esperamos que elas possam se sentir à vontade rapidamente e possam pensar somente no que foi treinado, agora será o momento de crescimento e amadurecimento das novas Meninas da Colina”.

 

O Brasileirão Feminino sub-18 é uma das iniciativas da CBF para o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil. Todos os jogos serão transmitidos em seu site oficial. O torneio divide as 24 equipes participantes em seis grupos com quatro equipes cada e sedes fixas. Os jogos acontecem em ida e volta dentro de cada chave, classificando o primeiro colocado de cada grupo e os dois melhores segundos. Na fase seguinte, os clubes serão divididos em dois grupos de quatro, com jogos em sede e turno único.

 

Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam às semifinais, que serão disputadas em duelos de ida e volta e sede pré definida, até a grande final. Participam do Brasileirão Feminino sub-18 os 12 melhores clubes no último Brasileirão Feminino A-1, os dez melhores clubes no Ranking Nacional e as duas melhores campanhas no Brasileirão Feminino A-2 do último ano.

 

CONFIRA OS GRUPOS

Grupo A: Atlético-MG, Foz/Athletico-PR, Avaí/Kindermann-SC e Santos – 12 a 23 de julho, em Caçador (SC)
Grupo B: Chapecoense, Corinthians, Ferroviária-SP e Internacional – 08 a 19 de julho, em Flores da Cunha (RS)
Grupo C: Botafogo, Cruzeiro, Ponte Preta e São Paulo – 08 a 19 de julho, em Bálsamo (SP)
Grupo D: Bahia, Fluminense, Minas ICESP-DF e Palmeiras – 08 a 19 de julho, em Brasília (DF)
Grupo E: Flamengo, São Francisco-BA, Vitória-BA e Vitória-PE – 08 a 19 de julho, em Recife (PE)
Grupo F: Iranduba, Paysandu, Pinheirense-PA e Vasco da Gama – 08 a 19 de julho, Belém (PA)

Comente


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Da Base