Da Base

09:27 | 18/10/2018
Brasil
07/10/2018 às 13:15 - Por Redação

Ex-gordo, órfão de mãe e fã de Ederson: conheça a joia do Ceará que garantiu título inédito ao clube

Goleiro foi decisivo ao pegar dois pênaltis na final da Copa Carpina contra o favorito Vitória/BA

O ano era 2015 e, em uma avaliação de atletas como tantas outras na Cidade Vozão, surgiu um menino se dizendo goleiro, mas dotado de uma forma física avantajada para a prática do futebol em alto rendimento. O nome da fera era Pedro Lucas, 13 anos, menino bom de papo com 1,73 de altura, mas tinha pouco mais de 90kg.

Talentoso, ele recebeu uma resposta dos sonhos dos avaliadores: precisava emagrecer porque tinha futuro no futebol. Não faltou esforço e, menos de um ano depois, ele retornou com quase 30 kg a menos para ser aprovado e, de uma vez por todas, ser incorporado às categorias de base do Ceará. Hoje, ele é um dos destaques do time sub-16, que conquistou recentemente a inédita Copa Carpina. Na decisão contra o favorito Vitória/BA, Pedro Lucas pegou dois pênaltis e foi o herói do título.

“Jogamos muito bem o jogo. Impomos nosso jogo principalmente quando estivemos com um a mais. Infelizmente, a bola não entrou, mas, nos pênaltis, procurei me concentrar ao máximo. Sempre treino muito bem os pênaltis com o meu preparador Rainier Alves. Ele sempre me dá dicas de algo a mais. Antes do jogo estudamos alguns batedores e, graças a Deus, fui abençoado com duas defesas importantes para ajudar minha equipe com o título. Todos eles foram também muito merecedores no tempo normal e nas cobranças”, disse goleiro.

Pedro Lucas é um exemplo de superação (Foto: Arquivo Pessoal)

EXEMPLO DE VIDA

O status de herói já caberia para Pedro Lucas pelas defesas na final. No entanto, a história de vida dele é recheada de elementos que garantem à joia do Ceará a posição de exemplo para milhares de outros jovens que compartilham com ele o sonho de ser jogador de futebol profissional.

Em 2012, quando tinha 10 anos, Pedro Lucas perdeu a mãe, vítima de leucemia. Passou a viver por e com a avó Geniza e o pai Firmino. Enganou-se, no entanto, quem pensou que o abatimento pela perda da mãe tão precocemente tomaria conta do menino natural de Fortaleza. Os sonhos continuaram tão latentes quando a paixão pelo futebol. Foi unindo um ao outro que ele chegou ao Vozão.

“Quem me levou no Ceará foi o sr. Gilmário, que fazia a captação. Cheguei no clube e quem me avaliou foi o próprio treinador da categoria. Em umas três semanas de treino, recebi o resultado. Ele viu esforço em mim e me aprovou, mas eu tinha que emagrecer, pois estava acima do peso”, relembra Pedro Lucas.

O jovem goleiro chegou ao Ceará pesando mais de 90kg (Foto: Arquivo Pessoal)

A partir de então, a rotina do menino mudou completamente. Alimentação regrada, corridas e treinos em casa foram os caminhos que ele encontrou pra ser confirmado como reforço da base do Vozão o mais rápido possível. Deu certo. Em menos de um ano, ele saiu de pouco mais de 90k para 68kg. Magrinho, já dentro do clube, a partir de 2016, ele passou a fazer trabalhos técnicos e de força. Hoje, ele tem 1,81m e 74kg. Todo esse trabalho com e sem a bola, destaca a jovem promessa, é acompanhado de perto pelo treinador Daniel Rocha, o mesmo que aprovou ele nas duas etapas para ser incorporado ao clube.

“Excelente treinador. Junto com nosso preparador de goleiros, está sempre me ajudando e procurando fazer com que eu evolua cada vez mais. Sempre me nivelando por cima. Sou muito grato a eles por tudo”, diz.

CAMPEÃO TAMBÉM EM CAMPO

A determinação do menino Pedro Lucas continua sendo recompensada. Nos quase três anos de clube, ele tem colecionado conquistas. A mais recente, a Copa Carpina Sub-16, foi a primeira em que ele atuou como titular absoluto. Mas, antes disso, tiveram os títulos da Copa Seromo Sub-16 e Copa Águia Branca Sub-15, ambas em 2017, e, neste ano, o Cearense Sub-17 e a Copa Seromo Sub-17. Ele garante que este é só o começo e que vai viver muitos outros momentos de glória com a camisa do Ceará.

“Não para por aí. Quero muito me tornar profissional e fazer história no time profissional. Sou torcedor do Ceará desde pequeno. Eu amo esse clube”, crava.

Para chegar a esse nível, ele também usa a tecnologia como aliada. É que, pelo celular, ele acompanha cada passo do goleiro do Manchester City e da seleção brasileira Ederson.

“Eu gosto muito dele pela técnica e pelo entendimento de jogo. Joga muito bem com os pés e faz boas coberturas. Procuro, às vezes, ver vídeos dele pra aprender e me inspirar”, pontua.

Agora, o foco de Pedro Lucas e toda a categoria juvenil do Ceará é a Copa Terra do Sol Sub-17, que acontecerá entre os dias 3 e 9 de dezembro, na capital cearense.

Confira a ficha técnica do atleta:

Nome completo: Pedro Lucas Nascimento de Sousa
Data de Nascimento: 17/01/2002 – 16 anos
Naturalidade: Fortaleza
Peso: 74kg
Altura: 1,81m
Posição: Goleiro
Pé dominante: direito

Comente


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Da Base