Da Base

04:37 | 30/03/2020
Brasil
05/03/2020 às 21:30 - Por Redação

FMF divulga participantes e fórmula do Mineiro sub-15, sub-17 e sub-20

Estaduais infantil e juvenil terão 14 participantes; juniores contarão com 22 equipes

Os torneios estaduais de base em Minas Gerais já têm fórmula de disputa e participantes definidos. A FMF realizou nesta semana o Conselho Técnico dos Mineiros sub-15, sub-17 e sub-20 e definiu as regras para as competições em 2020.

 

Galinho é o atual campeão mineiro sub-15 e sub-20. Foto: Divulgação/ Atlético

 

O Mineiro sub-20 contará com 22 clubes. São eles: Atlético, Tupi, Uberlândia, Cruzeiro, América, Coimbra, Villa Nova, Betis, América-TO, Serranense, União Luziense, Pouso Alegre, Minas Boca, Boston, Tupynambás, Democrata-GV, Uberaba, Betim, Atlético TC, Inter de Minas, Santarritense e Figueirense. O torneio tem início marcado para o dia 04 de abril e final prevista para 03 de outubro. As equipes se enfrentarão em turno único e os oito melhores avançarão às quartas de final.

 

O mata-mata será disputado em jogos de ida e volta e com cobranças de pênaltis em caso de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. O torneio passará por um período de transição para o início do Mineiro sub-20 Segunda Divisão em 2021. Com isso, sete clubes serão rebaixados nesta temporada e mais três no ano que vem, sem promoção de clubes para 2022, deixando a competição com doze equipes.

 

Já o Mineiro sub-15 será disputado simultaneamente com o sub-17. Serão 14 participantes: Atlético, Cruzeiro, América, Athletic, Boston, Minas Boca, Betim Futebol, Dínamo Araxá, Futgol, Funorte, Inter de São Gotardo, Tupynambás, Villa Nova e Santarritense. A primeira fase tem início marcado para o dia 18 de abril. Nela, todos os times se enfrentam em turno único. Os seis melhores avançam à segunda fase, um hexagonal, que será disputado entre 12 de setembro e 10 de outubro.

 

Nesta fase, os times voltam a se enfrentar em turno único. Os quatro melhores vão às semifinais, disputadas  no mês de outubro em jogos de ida e volta e com cobranças de pênaltis em caso de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. As decisões dos torneios infantil e juvenil estão previstas para o dia 07 de novembro. Os três piores colocados serão rebaixados à segunda divisão.

Comente


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Da Base