Pérolas Negras seleciona jovens sírios para atuarem no Brasil

Foto: Divulgação / Academia de Futebol Pérolas Negras

O projeto Pérolas Negras selecionou cinco jogadores Sírios para atuarem no Brasil. Os selecionados disputaram uma peneira na Síria com vários garotos que sonham em jogar futebol profissionalmente.

A missão levou ao campo de refugiados de Zaatari, na Jordânia, uma equipe de profissionais brasileiros para selecionar novos atletas, desta vez sírios, para integrar o Pérolas Negras, time mundial de refugiados do Viva Rio. Os jovens selecionados foram Ahmed, Mustafa, Qais, Omar e Hafeth. Eles vão jogar na divisão de base do clube.

História do clube

Academia de Futebol Pérolas Negras, ou simplesmente Pérolas Negras, é uma equipe de Futebol Haitiana, mas com sede em Paty do Alferes. A equipe foi criada pela ONG VIVA RIO depois do  terremoto  que devastou o país mais pobre das Américas  em 2010 e apesar de ser haitiana, disputa o Campeonato Carioca.

A ONG VIVA RIO, que está no Haiti desde 2004, foi convidada a aproximar o esporte e a cidadania. Em 2009, a ONG deu inicio as obras para a construção de um centro de treinamento, mas a obra acabou ficando pronta apenas 2011, devido ao Terremoto no Haiti.

Em 2013, o Pérolas Negras foi até a Europa, onde conquistou o vice campeonato mundial em um torneio de verão, na categoria sub-16. O maior mérito do clube, no entanto, foi ter eliminado o América do México nas semifinais.

Nos anos de 2014 e 2015 a equipe disputou duas competições amadoras no Brasil, entre elas a Copa da Amizade Brasil-Japão de Futebol Infantil , no ano de 2015. Em 2016 o time foi convidado para jogar a Copa São Paulo de Futebol Junior. De acordo com a ONG, o intuito é formar os jogadores no Haiti, mas manter o time sub-20 no Brasil. Com sede em Paty do Alferes.

O Pérolas Negras segue viajando por países de terceiro mundo realizando peneiras e dando oportunidades a jovens atletas.

Deixe sua opinião

Loading...