Seleção DaBase: conheça os melhores jogadores jovens do Brasileirão 2017

Eles jogam entre os gigantes, mas em 2017 ainda possuíam idade para jogar entre as categorias de base. Ao final da Série A do Campeonato Brasileiro de profissionais deste ano, o DaBase reuniu quem mais se destacou ou obteve oportunidades na maior competição do país e selecionou os 11 melhores até 20 anos. A única exceção foi o goleiro Jean, que aos 22 anos foi titular absoluto do Bahia durante a melhor campanha da história da equipe na era de pontos corridos.

Os critérios estabelecidos para a montagem do selecionado foram de acordo com posição e regularidade. Os que mais entraram em campo levam vantagem sobre os que jogaram menos, embora a média por jogo seja um dos diferenciais no que diz respeito a eficácia. Estatísticas como desarme, passes certos, assistências, gols e finalizações, também foram contabilizadas – de acordo com o que mais importa para cada posição. Além disso, as exibições individuais perceptíveis em campo, como dribles, fluidez, encaixe no elenco e outros, também foram critérios de avaliação; confira.

Goleiro: Jean, 22 anos – Bahia/BA
Não há como pensar em um representante para fechar o gol da nossa seleção e não imaginar, de cara, o jovem goleiro do Bahia. Tanto é que foi a exceção à regra, pois já não possui mais idade para a base. Aos 22 anos, Jean foi titular absoluto durante a campanha tricolor, que terminou com a 12ª posição na tabela e beliscou uma vaga para a pré-Libertadores.

Jean foi soberano. Disputou todas as 38 partidas do Campeonato Brasileiro e totalizou 72 defesas difíceis, contabilizando 1,89 por jogo. Foi o terceiro goleiro que mais defendeu bolas complicadas no torneio deste ano. Além disso, se arriscou na frente ao bater duas faltas pelo Esquadrão, colocando uma no travessão. Tem sido apelidado de “novo Rogério Ceni” e possui proposta do São Paulo.

Lateral-direito: Dodô, 19 anos – Coritiba/PR
Com 19 participações no Brasileiro deste ano, Dodô foi o escolhido para figurar na ala direita da Seleção DaBase. O jogador do Coritiba contabilizou 24 roubadas de bola, além de duas finalizações certas. Apareceu bem quando requisitado, sem comprometer, embora o Coxa tenha sido rebaixado.

Zagueiro 1: Éder Militão, 19 anos – São Paulo/SP
Presença constante na lista de relacionados desde a saída de Rogério Ceni do comando técnico do São Paulo, Éder passou uma credibilidade além do que se esperava no setor defensivo do tricolor. Chegou até a jogar improvisado na lateral-direita e não fez feio, garantindo que qualquer treinador poderia contar com sua determinação lá atrás.

Participou de 22 partidas e roubou 37 bolas ao todo. Graças as suas exibições seguras, ganhou a confiança de Dorival Júnior e chegou até a marcar dois gols na competição, em 4 finalizações certas conseguidas. É inquestionável na nossa zaga impenetrável.

Zagueiro 2: Murillo, 20 anos – Cruzeiro/MG
Outro jovem com personalidade de veterano. Murillo participou de 24 das 38 partidas da Série A e não decepcionou. Com 26 bolas roubadas, foi dono de exibições serenas e seguras. Por isso, ganhou a confiança do técnico Mano Menezes para, por vezes, fazer par com Léo na defesa. Promissor demais o baiano de São Gonçalo dos Campos!

Lateral-esquerdo: Guilherme Arana, 20 anos – Corinthians/SP
Inquestionável, Arana dispensa comentários. Foi campeão e eleito o melhor lateral-esquerdo do campeonato com apenas 20 anos. Suas grandes exibições entre os 32 jogos em que esteve em campo lhe renderam ainda uma transferência para o Sevilla, da Espanha. Roubou 19 bolas, deu 4 assistências, fez 2 gols e finalizou certo em 5 oportunidades.

Volante 1: Maycon, 20 anos – Corinthians/SP
Campeão Brasileiro com participação efetiva aos 20 anos, Maycon foi um dos trunfos de Carille durante a campanha alvinegra. Participou de 36 dos 38 jogos e desbancou jogadores muito mais rodados. Com boa saída de jogo, ótimo posicionamento e desarme, foi o quinto jogador do Corinthians que mais roubou bolas no Brasileiro (43 ao todo). O volante ainda marcou um gol e deu 3 assistências durante o torneio.

Volante 2: Wendel, 20 anos – Fluminense/RJ
Ainda que tenha oscilado entre boas e más exibições e até afastado por indisciplina durante a competição, Wendel foi um dos nossos eleitos. Os números falam mais alto: são 33 jogos, 37 roubadas de bola, 16 finalizações certas, 5 gols marcados e duas assistências. Um prato cheio para os europeus, que já sinalizaram interesse no jogador.

Meia-armador: Mateus Vital, 19 anos – Vasco/RJ
Xodó do técnico Milton Mendes, o meia Mateus Vital divide opiniões na torcida do Vasco, mas aqui os números pesam a seu favor. O jogador de apenas 19 anos participou de 30 partidas do Brasileiro, fazendo dois gols e dando duas assistências. Vital ainda promovou bastante perigo aos goleiros adversários, sendo o segundo jogador que mais finalizações certas conseguiu no Vasco, com 19. Acima dele, apenas o craque Nenê. O promissor armador ainda ajudou bastante na defesa, ao roubar 30 bolas ao longo da disputa.

Ponta 1: Vinícius Jr, 17 anos – Flamengo/RJ
Segundo jogador mais jovem dessa seleção, Vinícius Jr. encantou boa parte dos torcedores brasileiros, que o viram como uma das grandes promessas da geração 2000. Deu dribles, arrancadas, fez bastante fumaça no campo de defesa dos adversários. Sua personalidade dentro de campo o rendeu 25 participações só no Campeonato Brasileiro. Fez 3 gols e deu uma assistência. Além disso, finalizou corretamente em 11 oportunidades. Não atoa já foi vendido ao Real Madrid por 45 milhões de Euros.

Ponta 2: Paulinho, 17 anos – Vasco/RJ
Uma das gratas surpresas do Campeonato Brasileiro deste ano. Jogador mais jovem do nosso selecionado, Paulinho entrou em campo 18 vezes e guardou 3 gols. Sério e objetivo, mostrou porque é uma das grandes apostas vascaínas nos últimos anos. Apesar de atuar como centroavante na base, ainda não possui força e estatura suficientes para medir força com os zagueiros veteranos e por isso muitas vezes adotou um posicionamento diferente em campo, mas sempre próximo ao gol. Na nossa seleção, aparece como ponta.

Onze finalizações certas e uma assistência ainda foram contabilizadas a seu favor. Assim como Vinicius Jr, a relação idade x desempenho – entre os profissionais – é um dos principais fatores para a figura de Paulinho aparecer aqui.

Centroavante: Ribamar, 20 anos – Atlético/PR
Aos 20 anos, forte e letal atacante foi o vice-artilheiro do Atlético-PR na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano, mesmo tendo figurado em apenas 19 jogos. Foram cinco gols marcados, além de uma assistência.

O tanque do Furacão ainda finalizou certo em 16 oportunidades e mostrou dotes defensivos ao roubar a bola oito vezes. Por isso, fecha a nossa Seleção Sub-20 e alerta você para o desempenho destes jovens e promissores nomes no próximo ano. Até lá!

Deixe sua opinião

Loading...