Da Base

03:45 | 30/03/2020
Brasil
25/03/2020 às 09:29 - Por Vinicius Fernandes

Veja como estão as competições sub-19 na Itália

Atual campeã nacional, Atalanta lidera na elite, mesmo com um jogo a menos

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) paralisou as atividades do futebol em todo o mundo. Na Itália, o campeonato nacional na categoria sub-19 tem duas divisões, sendo 16 clubes na primeira e 24 na segunda.

Atalanta na briga pelo bi nacional e a Fiorentina na luta pelo bi da Copa (Foto: Legacalcio)

Na elite, após 30 rodadas, os dois primeiros avançam direto às semifinais, enquanto do terceiro ao sexto brigam pelas outras duas vagas. Por outro lado, os dois piores sofrem o descenso, enquanto o 13º e o 14º fazem mata-mata em ida e volta para definição do último rebaixado. Os vencedores das semis decidem o título, que vale um lugar na Liga dos Campeões da Europa da categoria.

Na segundona são dois grupos com 12 equipes. Após as 22 rodadas (turno e returno), o campeão de cada sobe direto. Os terceiros e quartos colocados participam do playoff preliminar e os vencedores se juntam aos segundos colocados para os playoffs semifinais. Os ganhadores decidem a última vaga na primeirona. Tudo isso em jogos únicos.

CAMPIONATO PRIMAVERA 1

Faltando nove rodadas, o Atalanta, atual campeão, mesmo com um jogo a menos, lidera com 48 pontos ganhos, três a mais que o Cagliari. A seguir aparecem Internazionale (39), Juventus (35), Roma (32) e Genoa (31 pontos somados), que deveria ter sido rebaixado na última temporada, mas se safou porque o Spal, vice-campeão da segundona, não conseguiu as garantias necessárias para o acesso. Na zona de rebaixamento estão Napoli (13) e Chievo Verona (12 pontos somados). Na zona do playoff para evitar a queda encontram-se Torino (22) e Pescara (15 pontos conquistados).

CAMPIONATO PRIMAVERA 2

GRUPO A – Faltando três rodadas, o Milan, rebaixado na última temporada, está invicto e com 53 pontos ganhos, 16 a mais que o Spal, segundo colocado, já garantiu o retorno à elite. Udinese (35), outra que caiu em 18/19, e Verona (33) completam o G-4.

GRUPO B – Restando três rodadas, o Ascoli lidera com 43 pontos ganhos, dez a mais que o Trapani, que tem um jogo a menos. Frosinone (31) e Livorno (29) completam a zona de classificação ao playoffs.

Coppa Italia Primavera, nome oficial da Copa da Itália da categoria, já sabe quem são os seus finalistas: Verona e Fiorentina (atual campeã). Curiosamente as duas equipes chegaram à decisão do título pelo número de gols marcados fora de casa. O Verona eliminou o Cagliari (6 x 1), o Frosinone (3 x 1) e a Roma (2 x 0 e 1 x 3). Já a Fiorentina desclassificou Genoa (3 x 1), Milan (3 x 1) e Juventus (1 x 1 e 2 x 2 ).

Comente


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Da Base