Da Base

08:37 | 25/03/2019
Brasil
15/12/2018 às 08:50 - Por Vinicius Fernandes

Veja os resultados da última rodada da fase de grupos da “UEFA Youth League”

Definidos os últimos oito classificados aos play-offs e os oito que avançam diretamente às oitavas de final

A edição 2018/2019 da “UEFA Youth League”, a Liga dos Campeões da Europa na categoria sub-19, teve sua sexta e última rodada (terceira do returno) da fase de grupos encerrada, com 53 gols em 16 partidas, mais uma vez média superior a três por jogo (isso aconteceu em todas as jornadas). Ao todo foram 343 em 96 partidas (3,57 de média por jogo). Recep Gül, do Galatasaray-TUR, foi o autor do centésimo gol da temporada; o brasileiro Rodrigo (ex-Grêmio Novorizontino-SP), do Real Madrid-ESP, marcou o de número 200; e Curtis Jones, do Liverpool-ING, fez o 300º. AEK Athens-GRE 1 x 8 Ajax-HOL é o maior placar da competição.

Restam 24 clubes na briga (Foto: Uefa)

Foram sete vitórias dos mandantes, dois empates e sete derrotas (41 – 22 – 37 no geral). Os maiores destaques foram a goleada aplicada pelo Liverpool-ING, a vitória da Roma-ITA, em confronto direto fora de casa, e o sexto triunfo do Real Madrid-ESP, o único entre todos os 32 participantes a terminar com 100% de aproveitamento.

Entre os países com mais de um representante, Inglaterra (quatro vitórias) e Portugal (dois triunfos) tiveram o melhor retrospecto. A França conseguiu uma vitória e dois empates. A Itália teve dois triunfos e duas derrotas, semelhante à Rússia, que venceu uma e perdeu outra. A Alemanha conquistou uma vitória, empatou uma e sofreu dois reveses. A Espanha também se saiu mal, com um triunfo e três derrotas. E a Holanda foi derrotada em seus dois compromissos.

No geral, os representantes portugueses conseguiram 66,6% de aproveitamento (7v – 3e – 2d). A seguir: França, 62,9% (10 – 4 – 4); Inglaterra, 62,5% (13v – 6e – 5d), Espanha, 58,3% (13 – 3 – 8); Holanda, 44,4% (4 – 4 – 4); Itália, 44,4% (9 – 5 – 10); Alemanha, 38,8% (7 – 7 – 10); e Rússia, 33,3% (3 – 3 – 6).

O Ajax foi o dono do melhor ataque, com 23 gols marcados, três a mais que Real Madrid e Manchester United. Por outro lado, AEK e Schalke 04 balançaram as redes apenas duas vezes. Porto e Lokomotiv Moskva tiveram a melhor defesa, com apenas cinco gols sofridos. Já o AEK possuiu a pior, vazada 26 vezes.

Entre os jogadores, Brown, do Chelsea, que participa do “Caminho dos Campeões”, segue no topo da artilharia, com nove gols. Rodrigo (Real Madrid) e Kühn (Ajax) estão com seis.

Resultados:

Galatasaray 0 – 2 Porto
Schalke 04 1 – 4 Lokomotiv Moskva
Liverpool 5 – 0 Napoli
Internazionale 3 – 0 PSV
Monaco 1 – 1 Borussia Dortmund
Crvena Zvezda 0 – 1 PSG
Barcelona 0 – 2 Tottenham Hotspur
Club Brugge 3 – 1 Atlético Madrid
Shakhtar Donetsk 1 – 1 Olympique Lyonnais
Viktoria Plzeň 2 – 4 Roma
Valencia 1 – 2 Manchester United
Young Boys 4 – 2 Juventus
Real Madrid 2 – 1 CSKA Moskva
Manchester City 2 – 1 Hoffenheim
Ajax 1 – 2 Bayern München
Benfica 3 – 0 AEK Athens

No Grupo A, o Atlético de Madrid ficou em primeiro, com 12 pontos ganhos, dois a mais que o Monaco. O Barcelona perdeu a sua invencibilidade, mas foi o líder do Grupo B, com 11 pontos ganhos, dois a mais que o Tottenham. O Liverpool, no saldo de gols, foi o primeiro colocado do Grupo C, com o PSG em segundo, ambos com 13 pontos ganhos. Na ponta do Grupo D, o Porto, com 13 pontos somados, acabou na primeira colocação, com o Lokomotiv Moskva em segundo, com dez e melhor saldo que o eliminado Galatasaray.

O Ajax, mais uma perder a invencibilidade, garantiu a primeira colocação do Grupo E, com os mesmos 11 pontos somados que Benfica e Bayern München, este último eliminado no saldo de gols. O Hoffenheim também não está mais invicto, porém ficou em primeiro no Grupo F, com os mesmos 11 pontos ganhos e saldo do Lyon, mas número de gols pró superior. Único 100%, o Real Madrid foi o primeiro colocado do Grupo G, tem 18 pontos, o dobro da Roma, segunda colocada. E no H, o invicto Manchester United foi a 16 pontos ganhos, ficando em primeiro, seis a mais que a vice-líder Juventus.

Nesta segunda-feira (17) acontece o sorteio dos confrontos dos play-offs. Os vencedores dos oito embates da segunda eliminatória do Caminho dos Campeões Nacionais defrontarão os segundos colocados da fase de grupos do Caminho da UEFA Champions League.

As oito equipes do Caminho dos Campeões Nacionais jogam em casa esta eliminatória, em partida única. São elas: Chelsea, Dinamo Zagreb, Dínamo Kiev, Hertha Berlim, Midtjylland, Montpellier, PAOK, Sigma Olomouc.

Não se podem defrontar clubes do mesmo país. Os oito vencedores do “play-off” juntam-se aos oito primeiros colocados dos grupos do Caminho da UEFA Champions League nas oitavas de final, também em jogo único, com mando dos líderes da fase de grupos.

Comente


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Da Base